Sergey Baranov e sua esposa Yelena resgataram um gato que estava sentado na neve debaixo de seu carro. Primeiro eles tentaram segurá-lo nos braços, mas não foi fácil porque ele estava praticamente imóvel. As patinhas do gato foram congeladas depois de terem ficado presas em uma poça.
Isto aconteceu em Zlatoust, Sibéria, onde as temperaturas chegaram a -35 graus, o casal imediatamente tentou ajudá-lo despejando água morna sobre o gelo. O gato quase perdeu sua vida devido à hipotermia, mas felizmente foi resgatado a tempo.
Embora alguns gatos não gostassem de água, ele estava ciente de que o casal estava tentando ajudá-lo a sair da poça congelada e permaneceu calmo; permitindo-lhes realizar todo o esforço e, espera-se, sair vivo da difícil situação.
Sergey disse, de acordo com o The Siberian Times:
"Deve ter sido feito debaixo do carro à noite, procurando um lugar quente, adormeceu e todas as suas patas congelaram pela manhã".
O casal finalmente conseguiu tirar o gato do gelo depois de usar sete baldes de água quente, mas suas patas não recuperaram imediatamente a mobilidade porque estavam muito frias, então decidiram envolvê-lo em um cobertor e levá-lo para casa para mantê-lo aquecido.
O casal percebeu que não era uma boa idéia simplesmente forçar o gato a sair, pois isso poderia causar uma fratura.
Sergey e Yelena contataram um veterinário que chegou e deu ao gatinho de sete meses uma injeção anti-inflamatória. Ao final do dia, ele havia começado a caminhar. Ele foi nomeado Semyon e foi adotado dias depois por uma jovem, que diz estar muito feliz agora.
"Verifique sempre o que está debaixo de seu carro antes de ligar o motor".